O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assina, nesta quarta-feira (22), o contrato de concessão da BR-381, rodovia vital para o transporte no estado de Minas Gerais (MG). O trecho concedido, que se estende por 303,4 km, conecta Belo Horizonte, a capital do estado, até Governador Valadares, importante cidade da região do Vale do Aço.
Novas Medidas e Pedágios ao Longo da Rodovia
Como parte do processo de concessão, pelo menos cinco praças de pedágio serão instaladas em cidades ao longo da rodovia, incluindo Caeté, João Monlevade, Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares. A cobrança de pedágio começará após o 12º mês de concessão, período necessário para a realização de investimentos iniciais como revitalização asfáltica e melhorias na sinalização.
A Rodovia da Morte: Problemas de Infraestrutura e Segurança
A BR-381 é comumente chamada de “rodovia da morte” devido à sua alta taxa de acidentes. O trecho apresenta pistas simples, sinuosas e manutenção precária, além de problemas estruturais, como falta de iluminação e sinalização inadequada. Somente nas primeiras horas desta quarta-feira (22), três pessoas perderam a vida em uma colisão entre uma caminhonete e uma carreta na rodovia. Além disso, a rodovia enfrenta intenso fluxo de caminhões e veículos, principalmente devido à sua importância para o escoamento de produtos industriais, ligando os estados de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo.
Leilão e Investimentos na Concessão
O leilão do trecho de 303,4 km da BR-381 foi realizado em 2024 pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O grupo vencedor, 4UM Investimentos, ofereceu um desconto de 0,94% sobre a tarifa básica de pedágio. A tarifa prevista varia entre R$ 10,75 e R$ 13,75 por praça de pedágio, dependendo do tipo de pista. A concessão será administrada pela Concessionária Nova 381, que deve investir cerca de R$ 10 bilhões ao longo dos 30 anos de contrato, incluindo tanto os custos de investimentos (Capex) quanto os custos operacionais (Opex).
Melhorias e Projetos para o Futuro da Rodovia
Com o objetivo de melhorar a segurança e a infraestrutura da BR-381, a concessão prevê 51 alterações significativas na rodovia. Entre as principais mudanças, estão a duplicação de 106 km da estrada, a construção de 83 km de faixas adicionais e a realização de 51 correções de traçado. Além disso, o projeto contempla a instalação de áreas de escape, pontos de parada e descanso (PPD) para caminhoneiros, 23 passarelas para travessia de pedestres e pontos de atendimento aos usuários, incluindo um Centro de Controle de Operações (CCO). O investimento também incluirá o estabelecimento de bases para serviços operacionais, com equipes de atendimento médico e mecânico para incidentes na via.
Este projeto, que abrange 13 cidades e um tráfego médio de 24,7 mil veículos por dia, busca melhorar a segurança da rodovia e atender às necessidades dos motoristas, especialmente no que se refere ao transporte de cargas pesadas e à infraestrutura de apoio.
- Esta reportagem está em atualização.
Deixe um comentário