Governo de SP anuncia reforço nas travessias de balsas para o verão 2024-2025 com novas medidas

Governo de SP anuncia reforço nas travessias de balsas para o verão 2024-2025 com novas medidas

O Governo de São Paulo revelou as ações da Operação Verão 2024-2025, que visa melhorar o transporte nas travessias hídricas do litoral paulista, especialmente na rota São Sebastião/Ilhabela. A operação, que começa no dia 15 de dezembro e vai até 10 de março, tem como objetivo reduzir os tempos de espera nas filas e atender ao aumento da demanda durante a alta temporada, incluindo o período do Carnaval.

Entre as principais medidas, estão a adição de duas novas balsas ao sistema e a ampliação do controle das filas de embarque, com o intuito de evitar práticas como o “furar fila”. Essas ações fazem parte de um investimento de R$ 6,9 milhões, que buscam garantir mais eficiência e organização no acesso às embarcações.

Consulta pública e modernização do sistema

Em paralelo à Operação Verão, o Governo de São Paulo lançou uma consulta pública sobre uma Parceria Público-Privada (PPP) para a gestão do sistema de travessias hídricas. O projeto, parte do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI-SP), inclui a renovação da frota de balsas, a reforma e ampliação dos terminais e a eletrificação das embarcações.

A população pode participar das audiências públicas, que ocorrerão presencialmente em São Sebastião, Santos e Cananeia, com transmissões ao vivo pela internet. Em São Sebastião, os interessados em fazer manifestações orais devem se inscrever até 10 de dezembro.

Investimentos e metas para o futuro

Com mais de R$ 1 bilhão destinados ao projeto, o objetivo é transformar o sistema de travessias em um modelo mais eficiente e sustentável. Atualmente, as travessias atendem mais de 50 mil pessoas por dia, sendo essenciais para o turismo e o transporte nas regiões norte, centro e sul do litoral paulista. No último verão, o sistema transportou 2,9 milhões de veículos e 1,2 milhão de pedestres. A meta é reduzir ainda mais os tempos de espera e aumentar a qualidade dos serviços, atendendo a uma demanda estimada de 22 milhões de passageiros até 2050, sem o aumento das tarifas

Compartilhar :
Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao Vivo :

Categorias :

Parceiros :

Ouça nossa rádio em seu celular ou tablet com Android ou no iPhone e iPads

Nos siga nas redes Sociais :

Novos Posts no Instagram :