EUA consideram novas sanções após mandado de prisão contra Edmundo González na Venezuela

EUA consideram novas sanções após mandado de prisão contra Edmundo González na Venezuela

Os Estados Unidos estão avaliando possíveis novas sanções contra a Venezuela após a Justiça venezuelana emitir um mandado de prisão para Edmundo González, opositor do presidente Nicolás Maduro. O Departamento de Estado dos EUA condenou a decisão judicial nesta terça-feira (3), indicando que medidas adicionais podem estar a caminho.

O porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, afirmou que os EUA e seus aliados estão considerando uma “série de opções” para pressionar Maduro e seus representantes a enfrentar as consequências de suas ações “ilegítimas e repressivas” na Venezuela. Miller destacou que o governo venezuelano tem demonstrado falta de vontade em interromper a repressão contra opositores e em divulgar as atas impressas das urnas da eleição presidencial realizada em 28 de julho.

Segundo a oposição venezuelana, Edmundo González teria vencido a eleição presidencial, com base nas atas das urnas que foram publicadas online. No entanto, as autoridades eleitorais, controladas por aliados de Maduro, alegam que o presidente foi reeleito. A oposição disponibilizou mais de 80% das atas eleitorais em um site, e uma amostra analisada pela ONU confirmou a autenticidade dos documentos. Em contraste, o Ministério Público da Venezuela alegou que as atas são falsas.

González foi convocado três vezes para prestar depoimento, mas não compareceu a nenhuma das convocações, o que levou o Ministério Público a solicitar sua prisão. Os EUA consideraram a ordem de prisão como injustificada. John Kirby, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, descreveu a medida como um exemplo adicional dos esforços de Maduro para manter o poder por meios coercitivos.

Compartilhar :
Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao Vivo :

Categorias :

Parceiros :

Ouça nossa rádio em seu celular ou tablet com Android ou no iPhone e iPads

Nos siga nas redes Sociais :

Novos Posts no Instagram :