A Polícia Militar de São Paulo iniciou oficialmente a Operação Romeiro no Santuário Nacional de Aparecida, um mês antes da Novena e Festa da Padroeira. O lançamento da operação ocorreu na manhã desta terça-feira (3).
A Operação Romeiro, que se estenderá até 1º de dezembro, tem como objetivo assegurar a segurança e tranquilidade dos devotos durante a peregrinação ao Santuário, além de cobrir as áreas vizinhas de Guaratinguetá e Cachoeira Paulista.
Para o reforço da segurança, serão mobilizados 3 mil policiais das unidades territoriais e especializadas da Polícia Militar da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. A operação contará com a participação da Base de Aviação (Águia da PM), o 3ºBAEP (Batalhão de Ações Especiais), o Policiamento Rodoviário Estadual, o Policiamento Ambiental, os Bombeiros, a APMBB (Academia de Polícia Militar do Barro Branco) e a Escola Superior de Soldados.
Além do policiamento preventivo e da segurança dos devotos, a operação incluirá ações para identificar e capturar indivíduos procurados pela justiça, visando prevenir a ocorrência de crimes na região durante o aumento significativo de visitantes.
Assim como no ano anterior, a Polícia Militar distribuirá pulseiras de identificação para crianças e idosos, em parceria com o COMUSEG (Conselho Municipal de Segurança de Aparecida).
Operação Romeiro:
- Local: Santuário Nacional de Aparecida e regiões de Guaratinguetá e Cachoeira Paulista
- Data de Início: 3 de setembro de 2024
- Período de Atuação: Até 1º de dezembro de 2024
Deixe um comentário