O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky está a caminho da Arábia Saudita, onde nesta terça-feira (11) deverá negociar um acordo de paz com autoridades russas e americanas. Zelensky, que chegará à Arábia Saudita nesta segunda-feira, anunciou que a Ucrânia busca a paz desde o início do conflito e que a Rússia é a “única razão” para a guerra ter se prolongado por tanto tempo.
Em suas redes sociais, Zelensky reafirmou que “a Ucrânia vem buscando a paz desde o primeiro segundo da guerra”, ressaltando que a continuidade do conflito é culpa exclusivamente da Rússia. As negociações que acontecem nesta terça-feira visam, segundo a Ucrânia, encontrar uma solução para o conflito, que já dura mais de três anos. Será a primeira vez que autoridades ucranianas e americanas se encontrarão desde a visita tumultuada de Zelensky à Casa Branca, que ocorreu há duas semanas.
Por outro lado, o Kremlin, que tem elogiado a postura de Washington desde a chegada de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos, se mostrou cético sobre qualquer avanço significativo nas negociações sauditas. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, declarou que não espera resultados concretos, mas acredita que os Estados Unidos devem estar esperando que a Ucrânia se mostre disposta à paz.
Zelensky, por sua vez, indicou que uma das propostas que levará às negociações é uma trégua por mar e ar, esperando avançar nas discussões de um cessar-fogo duradouro e na busca por garantias de segurança para a Ucrânia, de forma a evitar futuros ataques russos.
A Ucrânia, que há anos pede uma paz justa e duradoura, continua a exigir garantias que assegurem a segurança de seu território e evitem novas agressões russas.
Deixe um comentário