O terceiro voo da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou de Beirute, no Líbano, às 13h15 (horário de Brasília) desta quarta-feira (9), trazendo 218 brasileiros de volta ao país. Entre os repatriados, estão 11 crianças de colo e 5 animais de estimação. A aeronave KC-30 faz parte da Operação Raízes do Cedro, uma iniciativa humanitária do governo brasileiro para auxiliar cidadãos em meio à crise no Líbano.
Desde o início da operação, no último domingo (6), já foram repatriadas 674 pessoas e 11 animais domésticos. O voo fará uma escala em Lisboa, Portugal, para reabastecimento, antes de seguir para a Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos. Além dos repatriados, a aeronave transportou 491 quilos de insumos estratégicos em saúde, como medicamentos e seringas descartáveis, em uma segunda doação brasileira ao Líbano.
A Operação Raízes do Cedro continuará com novos voos programados para atender à demanda crescente de brasileiros que desejam retornar ao Brasil. Aproximadamente 20 mil brasileiros vivem no Líbano, e cerca de 3 mil já solicitaram apoio do governo para a repatriação.
Até o momento, a operação tem sido bem-sucedida, com três voos concluídos, o último deles trazendo alívio para 218 pessoas que deixam para trás a instabilidade no país. Além disso, a aeronave KC-30 transportou 7 toneladas de medicamentos, uma ação coordenada pelo Consulado-Geral do Líbano no Rio de Janeiro.
Deixe um comentário