O Estado de São Paulo ganhou o reforço de mais de 2,8 mil novos soldados, que se formaram nesta quarta-feira (11), na Escola Superior de Soldados, localizada em Pirituba, zona norte da capital. A cerimônia contou com a presença de autoridades, além de familiares e amigos dos formandos. Desses novos soldados, 303 integrarão o Corpo de Bombeiros.
O curso de formação, com duração de um ano, preparou os militares para atuar em diversas áreas, incluindo trabalho ostensivo e atendimento a demandas sociais, com ênfase em comportamento, mediação de conflitos e conhecimento humano. As disciplinas abordadas durante o treinamento foram variadas, englobando criminalística, psicologia, medicina legal, direitos humanos, direito penal, civil, constitucional, trânsito, entre outras.
A formatura foi marcada por grande emoção entre os formandos. O soldado Guilherme Neves, que foi o primeiro da turma, compartilhou sua experiência. “Foi um ano difícil, com muito esforço e dedicação, e muitas vezes tivemos que abrir mão do tempo com a família para realizar um sonho que tem como principal objetivo proteger a população e combater o crime”, disse Neves, que decidiu ingressar na polícia inspirado pelos relatos do pai e do avô, também policiais.
Neves, que optou por seguir a carreira no Corpo de Bombeiros, comentou sobre o desafio e a vocação para as ações de resgate: “Enquanto muitos fogem do perigo, nós nos lançamos para salvar vidas. Esse trabalho exige coragem e dedicação.”
O secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, parabenizou os formandos e ressaltou a importância da polícia como pilar da sociedade. “Lembrem-se sempre de que o seu trabalho não pode ser movido por interesses pessoais, mas pela defesa do bem comum”, afirmou, ao aconselhar os novos soldados a trabalharem com integridade para vencer o crime e proteger a sociedade.
A partir de março de 2025, os novos policiais serão distribuídos por diversas cidades do Estado de São Paulo. Antes disso, eles irão atuar na Operação Verão, com o objetivo de garantir a segurança da população, especialmente nas regiões litorâneas, durante o período de férias.
Deixe um comentário