Com a aproximação do pagamento da segunda parcela do 13º salário, que deve ocorrer até o dia 20 de dezembro, o planejamento financeiro se torna uma ferramenta essencial para garantir tranquilidade no início do próximo ano. Para especialistas como o coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, professor Rodolfo Vieira, e o professor Alex Sandro Vicente de Oliveira, a forma como a renda extra é gerida pode fazer toda a diferença na saúde financeira.
Vieira destaca que este é o momento ideal para quem possui dívidas. “Se você tem dívidas, é hora de quitar ou renegociar parte delas. Isso ajuda a reduzir juros acumulados e melhora significativamente a saúde financeira”, afirma. Ele alerta, ainda, que priorizar contas em atraso pode evitar complicações futuras, garantindo uma maior segurança financeira.
Alex Sandro Vicente de Oliveira, também professor do Unipiaget, acrescenta que é fundamental planejar-se para as despesas de janeiro, como o IPVA, IPTU, materiais escolares e matrículas. “Esses custos exigem preparação antecipada. Destinar uma parte do 13º salário para essas obrigações evita a necessidade de recorrer a crédito com juros altos, como o cheque especial ou cartão de crédito”, explica o especialista.
Para quem deseja aproveitar as festas de fim de ano com mais liberdade, mas sem comprometer as finanças, a recomendação é estabelecer um orçamento. “Definir um limite de gastos e pesquisar preços são atitudes simples, mas eficazes para evitar excessos”, sugere Alex.
No entanto, se as contas estão em dia, o 13º salário pode ser uma excelente oportunidade para investir. “Aplicações financeiras são ideais para criar ou reforçar uma reserva de emergência, proporcionando mais segurança para lidar com imprevistos”, sugere Rodolfo Vieira.
Com equilíbrio entre responsabilidade financeira e lazer, o 13º salário pode ser uma ferramenta estratégica para começar o ano com mais estabilidade e planejamento.
Quer estudar com especialistas como esses? O Unipiaget oferece uma estrutura pensada exclusivamente para o Ensino Superior, com aulas 100% presenciais e prática em laboratórios equipados desde o início do curso. Além disso, é a melhor instituição de ensino superior do Alto Tietê, de acordo com o IGC/ENADE/MEC, pelo segundo ano consecutivo. Para inscrever-se no vestibular, acesse link para o vestibular.
Deixe um comentário