A Quarta-Feira de Cinzas, celebrada em 2025 no dia 5 de março, marca o início da Quaresma, um período de 40 dias dedicado à reflexão, penitência e preparação para a Páscoa, a data mais importante do calendário litúrgico da Igreja Católica, que comemora a ressurreição de Jesus Cristo.
Durante a Quaresma, que vai até a Quinta-feira da Semana Santa, em 17 de abril, os cristãos se preparam espiritualmente para celebrar a paixão, morte e ressurreição de Cristo. Tradicionalmente, esse tempo é marcado por práticas como o jejum (penitências), esmola (caridade) e oração, visando fortalecer a relação dos fiéis com Deus. Além disso, é recomendado o jejum de carne na Quarta-Feira de Cinzas e na Sexta-Feira Santa.
A Igreja Católica também utiliza este período para refletir sobre questões sociais e ambientais. Em 2025, a Campanha da Fraternidade convida os cristãos a refletirem sobre a preservação do meio ambiente, com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral”. Esta é a nona vez que a campanha foca em temas ligados ao cuidado com o planeta, incentivando uma mudança de mentalidade para uma atuação mais preservacionista e menos extrativista.
Deixe um comentário