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Eco rodovias testa radares de velocidade Média na BR-050 em Uberaba (MG)

Eco rodovias testa radares de velocidade Média na BR-050 em Uberaba (MG)

A Eco Rodovias está realizando testes com radares de velocidade média na BR-050, em um trecho de 11 km na cidade de Uberaba, em Minas Gerais, uma área com altos índices de acidentes fatais. Embora os radares ainda não possam multar, as blitz educativas realizadas em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) já mostram resultados positivos na redução de infrações de velocidade. A concessionária revelou que, após 15 dias de blitz, o número de flagrantes de velocidade excessiva diminuiu em 22,5%.

De acordo com Bruno Araújo Silva, gerente de operações da Eco050 e Ecovias do Cerrado, a intenção das ações é mais educativa. “Nós abordamos os motoristas, levamos até uma tenda, explicamos o projeto e orientamos sobre a segurança no trânsito”, explicou.

O Que Falta para a Multa Ser Aplicada?

Atualmente, os radares de velocidade média ainda estão em fase de testes. Para que possam multar, os equipamentos precisam ser regulamentados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e incorporados ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o que depende de uma aprovação no Congresso Nacional. Um projeto de lei do deputado Jilmar Tatto (PT-SP), que tramita na Câmara, visa incluir a fiscalização por velocidade média no CTB, além de ajustar a velocidade máxima permitida em vias urbanas.

Segundo a ativista Ana Carboni, que apoia a aprovação do projeto, a velocidade média traz vantagens em relação à medição pontual. “Com a velocidade instantânea, o motorista reduz a velocidade apenas nos pontos de radar e acelera novamente após passar. Com a velocidade média, ele precisa manter a velocidade dentro dos limites durante todo o trecho”, afirmou.

Como Funcionam os Radares de Velocidade Média?

Nos radares de velocidade média, dois equipamentos são instalados ao longo de um trecho. O primeiro radar captura a entrada do veículo no trecho e registra sua velocidade. Ao passar pelo segundo radar, o sistema calcula o tempo que o veículo levou para percorrer a distância entre os dois pontos e, com isso, determina sua velocidade média. Para evitar multas, a velocidade média deve estar dentro do limite estabelecido para a via.

A Eco Rodovias acredita que, assim que a fiscalização com os radares for autorizada, o comportamento dos motoristas mudará e a redução de acidentes será uma realidade. “Quando a gente homologar e começar a multar, o comportamento dos motoristas muda. E isso vai refletir na redução dos acidentes”, afirmou Silva.

Campanha ‘Desacelere’ e o Compromisso com a Segurança no Trânsito

Em consonância com as metas globais da ONU de reduzir à metade as mortes no trânsito até 2030, o governo brasileiro foca na redução da velocidade como um dos principais fatores de risco para acidentes. O secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, destacou que campanhas nacionais estarão voltadas para a conscientização sobre os fatores de risco, com a campanha de 2025 já definida com o slogan: “Desacelere. Seu bem maior é a vida.”

A Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) também apoia o projeto de lei que visa incluir a velocidade média como um mecanismo de fiscalização no CTB. Entretanto, o secretário destacou que essa discussão deve ocorrer no Congresso, e que outras intervenções também podem ser feitas para reduzir a velocidade, como alterações no urbanismo, com mais faixas elevadas e alargamento de calçadas.

Exemplos de Sucesso na Redução de Acidentes

O modelo de readequação da velocidade em vias urbanas tem dado resultados positivos em várias cidades. Fortaleza, no Ceará, por exemplo, implementou essas mudanças e conseguiu reduzir em 23% o número de acidentes de trânsito, de acordo com dados da prefeitura.

A expectativa é que, com a regulamentação dos novos radares e a implementação de políticas públicas mais eficazes, a segurança viária no Brasil possa ser significativamente melhorada, reduzindo os índices de acidentes e mortes nas estradas e cidades.



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