Número de mortes de migrantes tentando chegar à Espanha aumenta 58%.

Número de mortes de migrantes tentando chegar à Espanha aumenta 58%.

Foto: Borja Suarez/REUTERS

Pelo menos 10.457 migrantes morreram ou desapareceram em 2024 enquanto tentavam alcançar a Espanha pelo mar, de acordo com um relatório divulgado nesta quinta-feira (26) pela ONG ‘Caminando Fronteras’. O número representa um aumento de 58% em relação ao ano passado, sendo o pior desde o início dos registros, em 2007. O relatório cobre o período de 1º de janeiro a 5 de dezembro de 2024 e inclui 1.538 crianças e 421 mulheres entre as vítimas.

Isso corresponde a uma média de 30 mortes diárias, contra 18 em 2023. A organização atribui o aumento das mortes a fatores como o uso de embarcações precárias, rotas mais perigosas e a limitação dos serviços de resgate no mar. A maioria das vítimas (9.757) morreu na rota que liga o noroeste da África às Ilhas Canárias, atravessando o Oceano Atlântico.

No dia de Natal, 25 de dezembro, pelo menos sete embarcações com centenas de migrantes chegaram ao arquipélago espanhol, de acordo com a Salvamento Marítimo, organização estatal de resgate.

“Um Grande Fracasso”

Helena Maleno, fundadora da ONG, declarou que esses números refletem “um grande fracasso dos sistemas de resgate e proteção” e qualificou a situação como uma “tragédia inaceitável”. As vítimas desse ano vieram de pelo menos 28 países, a maioria africanos, mas também do Iraque e do Paquistão.

Crescimento da Imigração nas Ilhas Canárias

O número de chegadas de migrantes às Ilhas Canárias, principal ponto de entrada da imigração irregular na Espanha, bateu um novo recorde em 2024, superando os números de 2023. Entre janeiro e meados de dezembro de 2024, 43.737 migrantes chegaram ao arquipélago em 643 embarcações, ultrapassando os 39.910 registrados em todo o ano de 2023, conforme dados do Ministério do Interior espanhol.

A distância entre a África e as Ilhas Canárias é de apenas 100 quilômetros no ponto mais próximo, entre a cidade marroquina de Tarfaya e a ilha de Fuerteventura. Apesar dos frequentes naufrágios no Atlântico, a rota continua sendo uma das mais populares, devido à sua menor vigilância em comparação com a rota do Mar Mediterrâneo.

Aumento na Imigração Irregular para a Espanha

De acordo com o Ministério do Interior espanhol, entre 1º de janeiro e 15 de dezembro de 2024, 60.216 migrantes entraram irregularmente na Espanha, um aumento de 14,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Juntamente com Itália e Grécia, a Espanha segue como uma das principais portas de entrada para migrantes na Europa.

Compartilhar :
Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao Vivo :

Categorias :

Parceiros :

Ouça nossa rádio em seu celular ou tablet com Android ou no iPhone e iPads

Nos siga nas redes Sociais :

Novos Posts no Instagram :