A Força Aérea Brasileira (FAB) enviou na madrugada desta quarta-feira (02/10) o KC-30, maior aeronave já operada pela FAB, para repatriar 220 brasileiros que estão em regiões afetadas pelos conflitos entre Israel e o Líbano. A operação, chamada “Raízes do Cedro”, fará uma escala em Lisboa, Portugal, com duração de 9h20 até a capital portuguesa.
A tripulação conta com militares, médicos, enfermeiros e psicólogos, prontos para oferecer suporte durante o voo. A FAB ressaltou que o retorno ao Brasil dependerá de coordenações e protocolos adicionais.
O KC-30, com 59 metros de comprimento, pode transportar até 238 passageiros ou 45 toneladas de carga, e realizar voos de até 14,5 mil quilômetros sem necessidade de reabastecimento. O avião é uma adaptação do Airbus A330-200, modificado para missões de reabastecimento em voo, transporte aéreo logístico e ações de ajuda humanitária.
Essa missão de repatriação se assemelha a outra realizada pela FAB no ano anterior, quando repatriou brasileiros de Israel após ataques do Hamas.
Deixe um comentário