Neste domingo (19), três mulheres israelenses foram libertadas pelo Hamas como parte de um acordo que prevê a liberação gradual de reféns e prisioneiros. A partir deste acordo de cessar-fogo, três a quatro reféns deverão ser soltos a cada semana. O próximo grupo, composto por cinco mulheres israelenses, está previsto para ser liberado no sábado (25).
Em troca, Israel se compromete a liberar até 250 palestinos (entre 30 e 50 por cada refém). Durante os primeiros 42 dias do acordo, que foi assinado na última semana, espera-se que reféns sejam liberados semanalmente.
As três mulheres libertadas neste domingo têm idades entre 24 e 31 anos. Elas estavam entre os 33 reféns que o Hamas se comprometeu a liberar nos próximos dias. O grupo inclui mulheres que foram sequestradas em diversas situações, incluindo em emboscadas e dentro de suas casas. Israel também prometeu a liberação de prisioneiros palestinos e uma retirada parcial de suas forças militares dentro da Faixa de Gaza.
O acordo, mediado por Estados Unidos, Catar e Egito, busca pôr fim ao conflito entre Israel e o Hamas. Ele foi estruturado em etapas, começando com o cessar-fogo e a troca de reféns e prisioneiros, e podendo culminar com a reconstrução de Gaza após a devolução de corpos e a saída de Israel da região.
Deixe um comentário