O valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) varia conforme o estado brasileiro, com alíquotas que podem oscilar entre 1% e 4%. Isso significa que veículos idênticos podem ter valores de IPVA diferentes dependendo da região onde estão registrados. Em 2025, o IPVA mais caro do Brasil foi de R$ 1,2 milhão, pago por uma Ferrari LaFerrari, registrada em Goiás e avaliada em impressionantes R$ 34,8 milhões.
Esse supercarro, que foi produzido entre 2013 e 2018 pela Ferrari, foi o primeiro híbrido da marca e possui um motor 6.2 V12 que gera 789 cv. Quando combinado com o sistema híbrido, a potência total chega a 950 cv, com um torque de 91,7 kgfm – um valor superior ao de duas picapes Toyota Hilux 2025 somadas. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 2,6 segundos, e a velocidade máxima do modelo é de 350 km/h. A tração eletrificada também contribui para reduzir o consumo de combustível em até 40%, o que destaca a eficiência do modelo.
Com R$ 1,2 milhão, o valor do IPVA da LaFerrari, seria possível comprar um Porsche 911 Carrera GTS Cabriolet (R$ 1.174.000) ou até dois Porsche 718 Cayman novos (R$ 535 mil cada). E ainda sobrariam R$ 130 mil para adquirir outros modelos populares, como o Nissan Kicks, o Fiat Fastback, o Jeep Renegade ou o Honda City, dependendo da versão escolhida.
Em um país com tamanha diversidade de valores para o IPVA, os estados têm uma grande variação nos veículos com os maiores impostos. Em Goiás, a Ferrari LaFerrari é o grande destaque, mas em outras regiões como São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, também podemos encontrar supercarros com valores de IPVA altíssimos, como modelos das marcas Lamborghini, Aston Martin e Porsche.
Por isso, é fundamental ficar atento à alíquota do IPVA de cada estado, pois mesmo carros iguais podem ter valores diferentes de imposto, e o impacto no bolso pode ser considerável.
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