Toda a análise e as conclusões finais serão de responsabilidade exclusiva da Autoridade de Investigação do Cazaquistão, conforme as diretrizes da Convenção sobre Aviação Civil Internacional, e os trabalhos acontecem em conjunto com o Aviation Accident and Incident Investigation – Department of the Ministry of Transport of the Republic of Kazakhstan.
O Acidente
O acidente ocorreu na madrugada de 25 de dezembro de 2024, quando a aeronave da Azerbaijan Airlines, um modelo E190 fabricado pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), caiu próximo à cidade de Aktau, no Cazaquistão. Das 67 pessoas a bordo, 38 perderam a vida. O voo J2-8243, que decolou de Baku, no Azerbaijão, às 00h55 (horário de Brasília), caiu por volta das 03h28.
A bordo estavam 62 passageiros de diferentes origens (Azerbaijão, Cazaquistão, Rússia e Quirguistão), além de 5 membros da tripulação. A aeronave, fabricada em São José dos Campos há mais de dez anos, tinha capacidade para 96 a 144 pessoas. Segundo o site Flightradar24, 29 pessoas sobreviveram à tragédia.
Deixe um comentário