Governo de SP declara emergência para combater dengue

Governo de SP declara emergência para combater dengue

O Governo de São Paulo decretou, nesta quarta-feira (19), situação de emergência em saúde pública devido ao avanço da epidemia de dengue no estado. Com 124.038 casos confirmados e 113 óbitos, a medida tem como objetivo facilitar o acesso a recursos federais e estaduais, além de reforçar o suporte aos municípios mais afetados.

O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, durante uma reunião do Centro de Operações de Emergências para as Arboviroses, na capital paulista. Na ocasião, também foi confirmada a ampliação do financiamento para internações de pacientes com dengue, com um acréscimo de 20% no teto MAC (Média e Alta Complexidade).

“O Estado se antecipa no enfrentamento da doença para garantir que cada município tenha a infraestrutura necessária. Nosso objetivo é assegurar a assistência adequada aos pacientes e reforçar o combate às arboviroses”, afirmou Paiva.

Situação da Dengue no Estado

A Secretaria de Estado da Saúde informou que 225 municípios paulistas já superaram a marca de 300 casos por 100 mil habitantes. Com a emergência em saúde, cada prefeitura poderá decretar emergência em nível local, facilitando a adoção de medidas preventivas e assistenciais.

Casos de Dengue na Região Metropolitana do Vale do Paraíba:

  • Aparecida: 17 casos confirmados / 0 óbitos
  • Caraguatatuba: 91 casos confirmados / 0 óbito
  • Caçapava: 33 casos confirmados / 0 óbito
  • Guaratinguetá: 11 casos confirmados / 0 óbito
  • Ilhabela: 51 casos confirmados / 0 óbito
  • Jacareí: 517 casos confirmados / 4 óbitos
  • Lorena: 9 casos confirmados / 0 óbito
  • São José dos Campos: 460 casos confirmados / 0 óbito
  • Taubaté: 73 casos confirmados / 0 óbito
  • Ubatuba: 51 casos confirmados / 0 óbito

Avanços na Vacina Contra a Dengue

O Instituto Butantan está na fase final do desenvolvimento da primeira vacina de dose única contra a dengue do mundo. De acordo com estudos publicados no The New England Journal of Medicine, a vacina reduziu em 79,6% o risco de adoecer e em 89% as chances de desenvolver formas graves da doença.

“O Butantan trabalha há décadas nessa vacina e está finalizando as últimas etapas para o registro junto à Anvisa. Trata-se de um avanço essencial para a prevenção da dengue”, afirmou Ésper Kallás, diretor do Instituto.

A vacina, tetravalente, protege contra os quatro sorotipos do vírus, incluindo o DENV-3, que voltou a circular recentemente no estado. A expectativa é que a aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aconteça em breve, permitindo a distribuição do imunizante.

Plano de Combate à Dengue

Em janeiro, o governo paulista criou o Centro de Operações de Emergências (COE) contra o Aedes aegypti e antecipou R$ 228 milhões do IGM SUS Paulista para os 645 municípios do estado. Além disso, foi lançado o Plano de Contingência das Arboviroses Urbanas 2025/2026, que prevê ações de monitoramento, controle e capacitação de profissionais de saúde para lidar com casos de dengue, chikungunya e Zika.

Essas iniciativas têm o objetivo de intensificar a resposta à epidemia, melhorar a assistência à população e garantir o controle da disseminação do vírus.

O post Governo de SP decreta emergência para dengue apareceu primeiro em Life Informa.

Compartilhar :
Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao Vivo :

Categorias :

Parceiros :

Ouça nossa rádio em seu celular ou tablet com Android ou no iPhone e iPads

Nos siga nas redes Sociais :

Novos Posts no Instagram :