Foto: Lucas Berenguê
A Defesa Civil do Estado de São Paulo renovou o alerta de chuvas até quarta-feira (5), devido à previsão de fortes precipitações nos próximos dias. A medida visa reforçar a atenção nas regiões mais impactadas, como a Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Itapeva, Bauru, Araraquara, Presidente Prudente, Marília, a capital paulista, a Região Metropolitana de São Paulo e a Baixada Santista.
Com o risco iminente de deslizamentos de terra e alagamentos, o gabinete de crise foi prorrogado e seguirá em operação até quarta-feira, das 14h às 22h. A principal missão é monitorar a situação constantemente e coordenar ações emergenciais para reduzir os impactos das chuvas.
Orientações da Defesa Civil
A Defesa Civil orienta a população a adotar medidas de precaução, como:
- Evitar transitar por áreas alagadas;
- Observar sinais de deslizamento, como rachaduras em ruas ou inclinação de árvores e postes;
- Procurar abrigo seguro ao menor sinal de risco, especialmente em áreas vulneráveis;
- Acompanhar as atualizações pelos canais oficiais da Defesa Civil.
Governo de SP Intensifica Apoio aos Municípios Afetados
O governador Tarcísio de Freitas acompanhou, neste domingo (2), o trabalho da Defesa Civil e do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), que têm prestado assistência às famílias atingidas pelas chuvas. Até o momento, foram distribuídos 8.853 itens de ajuda humanitária, como cestas básicas, colchões, kits de limpeza, roupas e água potável para os municípios afetados.
Desde sexta-feira (31), o sistema CellBroadcast emitiu oito alertas preventivos, informando a população sobre riscos de alagamentos e deslizamentos.
A Defesa Civil segue acompanhando a evolução do clima em tempo real e poderá emitir novos avisos conforme necessário.
Deixe um comentário