A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para o risco de pancadas de chuva em toda a Região Metropolitana do Vale do Paraíba (RMVale) entre esta quarta-feira (16) e a manhã de quinta-feira (17).
Segundo o órgão, não há previsão de grandes acumulados, mas transtornos pontuais podem ocorrer, principalmente em áreas de risco, como regiões do Litoral Norte.
A instabilidade no tempo é causada pela passagem de uma nova frente fria, que, mesmo distante da costa paulista, influencia a formação de nuvens de chuva na região. Além disso, a presença de pequenos cavados — correntes de vento em altitude que favorecem tempestades — também contribui para o cenário.
Alerta do INMET
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) também publicou alertas para o período:
- Em grande parte do Vale do Paraíba e da Serra da Mantiqueira, o alerta é de chuvas intensas com grau de “perigo”, válidas até às 10h de quinta-feira (17). A previsão é de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, além de ventos fortes de 60 a 100 km/h.
- Já para o Litoral Norte e regiões próximas a Jacareí, o alerta aponta chuva de 20 a 30 mm/h (ou até 50 mm/dia) e ventos entre 40 e 60 km/h, também até as 10h de quinta-feira.
A orientação da Defesa Civil é que moradores fiquem atentos a possíveis alagamentos, deslizamentos e quedas de árvores, especialmente em regiões mais vulneráveis.
Orientações
Em caso de rajadas de vento, as pessoas não devem se abrigar em árvores e estacionar veículos perto de torres de transmissão, por conta do risco de descargas elétricas e de queda de galhos.
O instituto pede atenção dos moradores, principalmente a quem vive em áreas mais vulneráveis e com histórico de problemas com chuva.
Em caso de emergência, as pessoas podem acionar a Defesa Civil (pelo número 199) e o Corpo de Bombeiros (pelo 193).
Deixe um comentário