
O projeto do Trem-bala, avaliado em mais de 75 bilhões de reais, visa conectar São Paulo ao Rio de Janeiro em uma viagem de aproximadamente 1h45, cobrindo uma distância de 417 quilômetros. As cidades de Jacareí, São José dos Campos, Taubaté e Aparecida terão estações dedicadas para embarque e desembarque.
A construção está prevista para iniciar em 2027 e será realizada pela TAV Brasil, em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O financiamento do projeto será 100% privado, com o objetivo de minimizar a dependência de recursos públicos.
Com a capacidade de transportar até 25 milhões de passageiros por ano, os trens serão projetados para alcançar velocidades de até 300 km/h, prometendo modernizar significativamente a ligação entre os centros urbanos de São Paulo e Rio de Janeiro. Atualmente, a viagem de carro entre as duas cidades leva cerca de 6 horas.
As principais estações do trajeto incluirão a Estação Água Branca em São Paulo, além de paradas em São José dos Campos, Volta Redonda e Rio de Janeiro, com parada final na Estação Leopoldina. Estações intermediárias estão previstas para Guarulhos, Jacareí, Taubaté, Aparecida, Resende e Barra Mansa.
Atualmente, o projeto está na fase de elaboração do Estudo de Impacto Ambiental, essencial para a obtenção das licenças necessárias. A primeira licença ambiental preliminar deve ser emitida até junho de 2025, com desapropriações programadas para serem concluídas até dezembro do mesmo ano.
Para que o trem-bala entre em operação até 2032, a licença de instalação precisa ser obtida até junho de 2026. O traçado do projeto já foi definido, e a ANTT disponibiliza mais informações sobre a autorização de construção e exploração da estrada de ferro em seu site.
Deixe um comentário