A Prefeitura de São José dos Campos iniciou, na última quinta-feira (2), a primeira Avaliação de Densidade Larvária (ADL) de 2025. A ação, que se estenderá até o dia 31 deste mês, irá abranger todas as 42 áreas urbanas do município, totalizando 3.167 quarteirões e 17.778 imóveis amostrados.
De acordo com a prefeitura, a ADL é uma ferramenta essencial para o monitoramento dos níveis de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika. Com os dados obtidos, é possível direcionar as ações de combate ao mosquito, identificando as áreas mais afetadas e definindo estratégias eficazes para reduzir a proliferação do vetor.
Na última ADL, realizada em outubro de 2024, o índice larvário do município foi de 0,5 (Índice de Breteau), considerado alto. Com a chegada do verão, as condições de calor e chuva aumentam o risco de proliferação, o que reforça a necessidade de intensificar as medidas preventivas. Em 2024, São José dos Campos registrou mais de 98 mil casos de dengue, e apenas na primeira semana de 2025, já foram confirmados 14 novos casos.
Recomendações para Combate ao Aedes aegypti
- Evite o uso de pratinhos embaixo de plantas e plantas aquáticas.
- Não acumule entulho ou lixo.
- Mantenha reservatórios e caixas-d’água bem tampados.
- Elimine água parada em qualquer recipiente.
Moradores que identificarem possíveis focos do mosquito podem entrar em contato com a Central 156, que está disponível por telefone, site e aplicativo.
Veja também: Exibição da bandeira dos Estados Confederados gera revolta em São José dos Campos.
Deixe um comentário