A montadora chinesa GAC Motors oficializou sua entrada no mercado brasileiro na quarta-feira (18). Embora ainda não tenha divulgado a data de lançamento do seu primeiro veículo no país, a empresa planeja instalar uma fábrica dedicada à produção de carros elétricos, híbridos e a combustão, concorrendo diretamente com marcas como BYD e GWM.
“É com grande entusiasmo que anunciamos a chegada da GAC Motor Brasil ao mercado nacional! Acreditamos no potencial do Brasil e estamos comprometidos em contribuir para o desenvolvimento do setor automotivo no país”, declarou a montadora em sua página no LinkedIn.
Embora o modelo que dará início às vendas no Brasil não tenha sido revelado, o SUV elétrico Aion Y Plus já foi avistado nas ruas brasileiras. O Aion Y Plus possui um motor que entrega 204 cv de potência e 22,9 kgfm de torque, com uma bateria de 63,2 kWh, proporcionando uma autonomia de 490 km segundo o ciclo NEDC da Europa. Seu design interior é minimalista, inspirado em veículos da Tesla, e conta com uma central multimídia de 14,6 polegadas.
Com dimensões de 4,53 metros de comprimento, 1,87 metro de largura, 1,65 metro de altura e 2,75 metros de entre-eixos, o Aion Y Plus é maior que concorrentes como o BYD Song Plus.
A GAC Motors planeja um investimento significativo no Brasil. Durante uma reunião em junho com o vice-presidente Geraldo Alckmin, a empresa anunciou um aporte de US$ 1 bilhão (aproximadamente R$ 5,46 bilhões) nos próximos cinco anos, com foco na fabricação, pesquisa e desenvolvimento, além de armazéns para peças sobressalentes.
Com uma história que remonta a 1955 na China, a GAC é a quinta maior fabricante de automóveis do país e possui uma ampla experiência, produzindo veículos não apenas para sua própria marca, mas também para gigantes como Mitsubishi, Honda e Toyota. Recentemente, a GAC se uniu à BYD para desenvolver e produzir ônibus para o mercado local.
Em 2023, a GAC vendeu 2,52 milhões de veículos na China e possui um objetivo audacioso de alcançar 4,75 milhões de unidades comercializadas até 2030, com uma meta de lucro em torno de US$ 137 bilhões. Este movimento de expansão internacional começou em 2021, e atualmente a montadora já atua em regiões como Oriente Médio, Europa, Ásia, África e América Latina, incluindo países como Chile, Bolívia e Panamá.
Deixe um comentário