Um balão contendo lixo enviado da Coreia do Norte caiu no topo de um edifício em Seul, capital da Coreia do Sul, e pegou fogo, conforme informou o Corpo de Bombeiros nesta segunda-feira (16). O incidente, ocorrido no domingo (15), é o mais recente episódio da “guerra de balões” entre as duas Coreias, refletindo o acirramento das tensões que vêm crescendo ao longo do último ano.
O Corpo de Bombeiros informou que o incêndio começou às 21h04 (horário local) no teto de um edifício comercial de quatro andares, situado no distrito oeste de Seul. As chamas foram controladas rapidamente, e ninguém ficou ferido.
Nos últimos meses, a Coreia do Norte tem enviado milhares de balões carregados com lixo e até fezes em resposta aos ativistas sul-coreanos, que vêm utilizando balões para enviar panfletos críticos ao regime de Pyongyang, além de arroz e dólares, ao território norte-coreano. Só no domingo, foram encontrados 120 balões norte-coreanos em Seul, a maioria contendo papel e plástico, sem representar grande risco à população, segundo o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul.
Os militares e policiais sul-coreanos recolheram os restos do balão que pegou fogo para investigação. Alguns desses balões, segundo um porta-voz militar, possuem temporizadores que podem causar incêndios. Embora a Coreia do Norte não tenha se manifestado sobre o incidente, em junho, o regime havia reivindicado a autoria do envio de balões ao território sul-coreano.
A “guerra de balões” é mais uma expressão das tensões entre as duas Coreias, que tecnicamente ainda estão em guerra desde o fim do conflito na península em 1953.
Deixe um comentário