,

Aposentadoria pelo INSS: Como calcular o benefício e o tempo de contribuição em 2025

Aposentadoria pelo INSS: Como calcular o benefício e o tempo de contribuição em 2025

A reforma da Previdência, aprovada em 2019, trouxe mudanças significativas nas regras de aposentadoria, afetando tanto quem já contribuía para o INSS antes da reforma quanto os novos contribuintes. Em 2025, as alterações continuam a ser aplicadas, principalmente para quem já estava no sistema antes da mudança das regras.

Na regra geral de aposentadoria, as mulheres precisam ter 62 anos de idade e 15 anos de contribuição, enquanto os homens devem atingir 65 anos e 20 anos de contribuição. No entanto, para quem já contribuía antes da reforma, existem regras de transição, que evoluem anualmente até 2031.

Em 2025, as principais mudanças para os que já contribuíam antes de 2019 são:

  • A idade mínima para solicitar a aposentadoria aumenta em seis meses. As mulheres precisarão ter, no mínimo, 59 anos e os homens, 64 anos.
  • O tempo mínimo de contribuição sobe para 30 anos para as mulheres e 35 anos para os homens.
  • A regra de pontos, que soma o tempo de contribuição com a idade, passa a exigir uma pontuação mínima de 92 para as mulheres e 102 para os homens.

A seguir, entenda melhor as cinco regras de transição e como calcular sua aposentadoria:

Regras de Transição

As regras de transição foram criadas para facilitar a adaptação entre as exigências antigas e as novas, e dependem do tempo de contribuição de cada trabalhador. Elas impactam tanto o momento da aposentadoria quanto o valor do benefício. O contribuinte pode optar pela regra que seja mais vantajosa para ele.

1. Tempo de Contribuição + Idade Mínima

A idade mínima sobe progressivamente a cada ano, sendo aumentada em seis meses anualmente. Além disso, a exigência de tempo de contribuição é de 30 anos para mulheres e 35 anos para homens.

2. Por Idade

Aqui, a idade mínima é de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens, com tempo de contribuição exigido de 15 anos para ambos os sexos.

3. Pedágio de 50%

Destinada aos trabalhadores que estavam perto de se aposentar em 2019, essa regra exige um “pedágio” de 50% do tempo de contribuição que faltava para o trabalhador atingir os requisitos. A idade mínima exigida é de 57 anos para as mulheres e 60 anos para os homens.

Exemplo: Se um trabalhador tinha 33 anos de contribuição e faltavam 2 anos para atingir os requisitos, ele deverá trabalhar mais 12 meses.

4. Pedágio de 100%

Nesta modalidade, o trabalhador precisa cumprir o tempo de contribuição faltante integralmente. A principal vantagem está no valor do benefício, que tende a ser maior do que na opção do pedágio de 50%.

5. Regra dos Pontos

A regra dos pontos combina idade e tempo de contribuição. Em 2025, a pontuação mínima será de 92 pontos para mulheres e 102 pontos para homens.

Como Calcular Sua Aposentadoria

O INSS disponibiliza um simulador online que ajuda a calcular quanto tempo falta para a aposentadoria, considerando a idade ou o tempo de contribuição. A simulação é realizada com base nos dados já registrados no sistema do INSS.

Passos para acessar o simulador:

  1. Entre no portal Meu INSS.
  2. Faça login com seu CPF e senha.
  3. Na opção “Do que você precisa?”, digite “Simular Aposentadoria”.
  4. As simulações serão apresentadas com todas as regras, tanto anteriores quanto posteriores à reforma da Previdência.
  5. Para mais detalhes, clique em “Baixar PDF”.

Esse simulador oferece uma estimativa para consulta, mas não garante o direito à aposentadoria.

Compartilhar :
Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao Vivo :

Categorias :

Parceiros :

Ouça nossa rádio em seu celular ou tablet com Android ou no iPhone e iPads

Nos siga nas redes Sociais :

Novos Posts no Instagram :