A Defesa Civil do Estado de São Paulo e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiram alertas para chuvas fortes e ventos intensos no Vale do Paraíba, válidos para esta sexta-feira (20) e sábado (21). A previsão aponta para chuvas com intensidade de 20 a 30 milímetros por hora, ou cerca de 50 milímetros por dia, além de rajadas de vento entre 60 e 100 km/h. Esse cenário aumenta o risco de transtornos, como quedas de árvores, interrupções no fornecimento de energia elétrica e alagamentos.
As chuvas devem ser mais intensas nas cidades do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, com ventos fortes e descargas elétricas gerando atenção especial à população dessas áreas. Também são esperados temporais localizados na capital e na região metropolitana de São Paulo.
Orientações da Defesa Civil
A Defesa Civil recomenda que, durante o período de temporais, a população procure locais seguros e evite circular por áreas alagadas. É fundamental buscar abrigo em edificações, pois com apenas 30 cm de água, um carro pode ser arrastado. Os moradores de áreas de risco devem ficar atentos a sinais como rachaduras nas paredes, postes ou árvores inclinados e água lamacenta descendo do morro, que indicam perigo de deslizamento. Caso esses sinais sejam observados, a recomendação é deixar imediatamente o local e acionar as autoridades.
No litoral, a Defesa Civil orienta os banhistas a deixar as praias ao primeiro sinal de mau tempo, pois raios podem ocorrer antes mesmo da chuva. Para receber alertas, a população pode se cadastrar no sistema de mensagens da Defesa Civil enviando o CEP para o número 40199 via SMS.
A previsão é de que, a partir de domingo (22), o clima mude no estado, com dias de sol entre nuvens, aumento das temperaturas e ausência de chuvas significativas até terça-feira (24).
Deixe um comentário