O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (4) a nomeação do bilionário Jared Isaacman para chefiar a Nasa em seu próximo governo. A indicação, feita por Trump em uma postagem no X (antigo Twitter), ainda precisa ser aprovada pelo Senado dos EUA.
Em seu anúncio, Trump destacou as qualificações de Isaacman, ressaltando sua paixão pelo espaço, experiência como astronauta e seu compromisso em expandir os limites da exploração espacial. “Jared demonstrou liderança excepcional ao construir uma empresa pioneira na tecnologia financeira global. Ele será fundamental para a missão de descoberta da Nasa, abrindo caminho para novas conquistas em ciência, tecnologia e exploração espacial”, afirmou Trump.
Jared Isaacman, de 41 anos, alcançou um marco histórico em setembro deste ano, ao se tornar o primeiro civil a caminhar no espaço durante a missão Polaris Dawn, da SpaceX. Na ocasião, ele relatou a sensação de ver a Terra como um “mundo perfeito” após a caminhada espacial. Além desse feito, Isaacman também comandou a missão Inspiration4, a primeira missão totalmente civil a orbitar a Terra, também com a SpaceX.
O bilionário, fundador da empresa de pagamentos Shift4 Payments, tem uma fortuna estimada em US$ 1,8 bilhões (cerca de R$ 10 bilhões). Isaacman é um apaixonado por aviões e pilotou aeronaves comerciais e militares, além de ser recordista mundial de voos de velocidade. Ele também foi o fundador da Draken International, uma academia de treinamento para pilotos da Força Aérea Americana, vendida por um valor bilionário em 2019.
Com a nomeação para a Nasa, Isaacman se torna uma figura chave na nova era da exploração espacial que Trump pretende impulsionar, levando sua experiência de empreendedor e explorador ao comando da agência espacial dos EUA.
Deixe um comentário