O Governo de São Paulo lançou o programa TransplantAR Aviação Solidária, que utiliza aeronaves privadas para o transporte gratuito de órgãos destinados a transplantes. O objetivo do programa é agilizar a logística, reduzir o tempo de transporte e aumentar as chances de sucesso nos procedimentos, especialmente para órgãos que têm uma janela curta de viabilidade, como coração e pulmão, que precisam ser transplantados em até quatro horas.
Anunciado pelo governador Tarcísio de Freitas, o programa conta com uma parceria entre o governo estadual e o Instituto Brasileiro de Aviação (IBA), permitindo o uso voluntário de helicópteros, turboélices e jatos particulares autorizados pela ANAC. Essas aeronaves serão coordenadas pelo IBA para garantir que estejam disponíveis sempre que a Central de Transplantes precisar transportar órgãos para áreas remotas, sem custos aos cofres públicos.
Com cerca de 23 mil pessoas aguardando transplantes no estado, o TransplantAR Aviação Solidária busca reduzir a perda de órgãos por problemas logísticos, um problema que já impediu 2,4% dos transplantes entre 2013 e 2023. O programa representa um grande avanço para salvar mais vidas e promover a solidariedade através da aviação.
Deixe um comentário