A Prefeitura de São José dos Campos confirmou a segunda morte por febre amarela no município em menos de um mês. Assim como no primeiro caso, a vítima era moradora da cidade e não havia tomado a vacina contra a doença.
Segundo a administração municipal, a pessoa trabalhava viajando por diferentes regiões do Estado de São Paulo, o que pode ter aumentado a exposição ao vírus. Por motivos de privacidade, não foram divulgadas informações sobre sexo ou idade da vítima.
A primeira morte por febre amarela na cidade foi registrada no dia 18 de fevereiro. Já em fevereiro, o município vizinho de Caçapava também confirmou um óbito e decretou emergência epidemiológica.
Vacinação e prevenção
A prefeitura reforça que a vacina é a principal forma de prevenção e está disponível gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Não é necessário reforço: uma única dose ao longo da vida é suficiente para garantir a proteção.
Além da oferta contínua da vacina, a gestão municipal está intensificando as ações preventivas, com foco em áreas de maior risco e na busca ativa de pessoas que ainda não foram imunizadas.
Alerta para a população
Transmitida por mosquitos que habitam áreas de mata, a febre amarela é mais comum em zonas rurais, mas pode alcançar áreas urbanas quando há baixa cobertura vacinal. Por isso, a recomendação é clara: todos os moradores, especialmente os que vivem ou circulam em regiões próximas a matas, devem se vacinar o quanto antes.
Onde se vacinar
As doses estão disponíveis em todas as UBSs de São José dos Campos. Para se vacinar, basta levar um documento de identificação e, se possível, a carteirinha de vacinação.
A prefeitura alerta: quem ainda não tomou a vacina deve procurar um posto de saúde o mais rápido possível.
Se quiser, posso adaptar esse conteúdo para redes sociais, banners informativos ou boletins internos. Só avisar!
Deixe um comentário