A tensão diplomática entre a Espanha e a Argentina atingiu novos patamares com o anúncio, nesta terça-feira (21), da retirada permanente da embaixadora espanhola em Buenos Aires, em um gesto que intensifica a crise entre os dois países.
O conflito teve início quando o presidente argentino, Javier Milei, acusou a esposa do primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, de corrupção devido a uma investigação arquivada contra ela. Em resposta, Madri convocou sua embaixadora na Argentina e exigiu um pedido de desculpas por parte de Milei.
Nesta manhã, o ministro das Relações Exteriores, José Manuel Albares, anunciou a retirada definitiva da embaixadora espanhola em Buenos Aires. Albares afirmou: “Nossa embaixadora permanecerá em Madri, e a Argentina continuará sem representação diplomática”.
O chanceler espanhol caracterizou a declaração de Milei como um “ataque à boa fé e à hospitalidade” da Espanha, fazendo alusão à visita recente do presidente argentino a Madri, na qual não houve encontro com o primeiro-ministro nem com o rei da Espanha, que é o chefe de Estado do país.
Deixe um comentário