Um relatório preliminar da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) sugere que a equipe da torre de controle do Aeroporto Ronald Reagan não estava operando de maneira ideal no momento da colisão entre um avião da American Airlines e um helicóptero militar dos Estados Unidos. As informações foram divulgadas pelo jornal The New York Times nesta quinta-feira (30).
O acidente ocorreu na noite de quarta-feira (29), em Washington, D.C., quando o jato comercial, que transportava 64 pessoas, colidiu com o helicóptero do Exército dos EUA, que levava três ocupantes. Infelizmente, não houve sobreviventes, conforme confirmado pelas autoridades.
De acordo com os primeiros dados da FAA, a equipe da torre de controle do aeroporto estava sobrecarregada e não operava “normalmente” para o volume de tráfego e o horário em questão. O The New York Times relatou que, no momento da colisão, o controlador responsável pelos helicópteros também estava encarregado de orientar aeronaves em aproximação e decolagem, uma tarefa que, normalmente, deve ser dividida entre pelo menos dois controladores.
Esse acúmulo de responsabilidades aumentou a carga de trabalho do controlador, o que pode ter dificultado a comunicação adequada entre as aeronaves e a torre de controle. Um fator adicional que complicou a situação foi o uso de frequências diferentes para aviões e helicópteros, o que poderia ter impedido que os pilotos das aeronaves envolvidas na colisão se ouvissem corretamente.
O New York Times ainda destacou que a torre de controle do Aeroporto Ronald Reagan enfrenta uma escassez crônica de pessoal, com apenas 19 controladores certificados em setembro de 2023, embora a meta estabelecida pela FAA e sindicatos seja de 30 controladores. Além disso, alguns funcionários chegam a trabalhar até 10 horas por dia, seis dias por semana, devido à falta de pessoal.
Comunicações entre Controladores
Gravações das comunicações de tráfego aéreo revelaram os momentos antes e após o acidente. No áudio obtido pelo LiveATC.net e divulgado pela Reuters, é possível ouvir um controlador de tráfego aéreo instruindo o helicóptero militar, identificado como PAT25, a evitar a colisão com o avião da American Airlines.
“PAT25, você tem um CRJ à vista? PAT25, passe atrás do CRJ”, disse o controlador às 20h47 de quarta-feira, horário local. Poucos segundos depois, outra aeronave entrou em contato com a torre, perguntando: “Tower, você viu isso?”, aparentemente se referindo à colisão.
Após a tragédia, os controladores de tráfego aéreo discutiram as consequências. “Bateu, bateu, bateu, isso é um alerta três”, foi ouvido em uma das gravações. Um dos controladores informou que ambos os veículos haviam caído no rio Potomac, próximo ao aeroporto.
A Associated Press relatou que o helicóptero estava realizando um voo de treinamento no momento do acidente.
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