O Brasil está prestes a dar um grande passo em infraestrutura com a construção do primeiro túnel imerso do país, que ligará as cidades de Santos e Guarujá, no litoral paulista. Com 870 metros de extensão e instalado a 21 metros de profundidade sob o mar, o projeto será executado por meio de uma parceria público-privada (PPP), com um investimento estimado de R$ 6 bilhões, divididos entre o Governo do Estado, o Governo Federal e a iniciativa privada.
O lançamento do edital de concessão do Túnel Santos-Guarujá foi realizado nesta quinta-feira (27), em Santos, pelo governador Tarcísio de Freitas. A construção do túnel é uma demanda histórica da população, que terá uma melhoria significativa na mobilidade urbana da Baixada Santista. Atualmente, a travessia entre as duas cidades é feita por balsas ou por uma viagem de cerca de 40 km por rodovia, com mais de 21 mil veículos e 7,7 mil ciclistas utilizando o transporte aquaviário diariamente.
Impacto no Trânsito e Desenvolvimento Regional
O novo túnel, que ligará as regiões de Outeirinhos e Macuco, em Santos, ao bairro Vicente de Carvalho, em Guarujá, reduzirá consideravelmente o tempo de deslocamento entre as duas cidades. Além disso, ele permitirá a circulação de veículos de passeio, transporte público, caminhões, ciclistas e pedestres, com vias segregadas para cada tipo de transporte.
Com uma infraestrutura moderna e adaptada ao futuro, o projeto não apenas melhorará a logística local, mas também não interferirá no desenvolvimento e expansão do Porto de Santos, um dos maiores do Brasil.
Processo de Construção do Túnel Imerso
A construção do túnel será feita em etapas detalhadas:
- Preparação do Solo: O fundo do canal será escavado para formar uma trincheira onde os módulos de concreto serão instalados.
- Construção dos Elementos de Túnel: Peças de concreto pré-moldado serão produzidas em uma doca seca. Após passarem por testes de vedação, os módulos serão transportados para o local de instalação por rebocadores.
- Imersão e Posicionamento: Os módulos serão imersos lentamente no fundo oceânico e posicionados com precisão utilizando sistemas eletrônicos.
- Acoplagem e Nivelamento: Os módulos serão unidos e nivelados utilizando macacos hidráulicos e pinos de aço.
- Proteção: O túnel será coberto por uma camada de pedras para proteção contra impactos de embarcações.
Investimento e Responsabilidade da Concessionária
A execução do projeto será realizada pela concessionária, que ficará responsável pela construção, operação e manutenção do túnel e seus acessos viários por um período de 30 anos. Durante esse tempo, a concessionária será remunerada por meio de tarifas pagas pelos usuários e, dependendo da viabilidade, também poderá receber contraprestação pública.
Esse projeto visa não apenas melhorar o tráfego entre Santos e Guarujá, mas também alavancar o desenvolvimento da região e solucionar um dos maiores gargalos logísticos do país. Com um investimento total estimado em R$ 6 bilhões, o túnel imerso será um marco histórico na infraestrutura nacional e atenderá a uma demanda de mobilidade que persiste há décadas.
Futuro Promissor para a Baixada Santista
Além de facilitar a mobilidade, o túnel imerso também abrirá novas perspectivas para o desenvolvimento econômico e a expansão do Porto de Santos. Com o apoio da iniciativa privada e o envolvimento do Governo de São Paulo, esse projeto promete transformar a região da Baixada Santista em um polo logístico mais eficiente e conectado.
A obra está alinhada com o Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) e integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), visando um futuro de mais eficiência, desenvolvimento e qualidade de vida para a população local.
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