Prefeito de Mogi das Cruzes acusa Prefeitura de Bertioga de despejar pessoas em situação de rua na cidade

No último sábado (1), o prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, gerou controvérsia ao compartilhar um vídeo em suas redes sociais, acusando a Prefeitura de Bertioga de estar transferindo pessoas em situação de rua para sua cidade. As imagens, registradas pelo Centro de Operações Integradas (COI), mostram um veículo oficial de Bertioga estacionando em uma rua de Mogi das Cruzes, do qual desembarcam um funcionário e pelo menos quatro indivíduos.

Em sua declaração no vídeo, o prefeito Caio Cunha afirmou: “Pessoas em situação de rua estão sendo deixadas aqui na cidade por carros da Prefeitura de Bertioga. As nossas câmeras de segurança, a nossa Muralha Eletrônica, ligada ao COI, identificaram isso por diversas vezes. Nós tentamos também, por diversas vezes, de forma amigável e diplomática, resolver essa questão, porque a gente entende que a cidade de Bertioga é uma cidade-irmã. Infelizmente, depois de tantas tentativas, a gente vai ter que tomar as medidas cabíveis para solução dessa situação”.

Entretanto, apenas com base nas imagens divulgadas, não é possível confirmar se os indivíduos em questão são realmente pessoas em situação de rua.

O jornalista Leandro Gomes, ressalta a importância de uma investigação mais aprofundada para evitar conclusões precipitadas. “É fundamental que as autoridades investiguem cuidadosamente essa situação antes de tirar conclusões definitivas. No entanto, também é crucial que haja um diálogo aberto e transparente entre os municípios envolvidos, visando encontrar soluções que atendam às necessidades dos indivíduos em situação de vulnerabilidade, sem gerar conflitos entre as cidades”.

Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Bertioga esclareceu que as pessoas retratadas nas imagens estavam vivendo em situação de vulnerabilidade social no município e aceitaram a oferta de acolhimento disponibilizada pela administração municipal, sendo inseridas no ‘Programa de Recâmbio’.

Segundo a Prefeitura de Bertioga, o programa tem como objetivo identificar e acolher pessoas em situação de vulnerabilidade, oferecendo acompanhamento por assistentes sociais e psicólogos. Aqueles que expressam o desejo de recomeçar suas vidas em suas cidades de origem, ao lado de seus familiares, são inseridos no programa e devidamente encaminhados até sua cidade natal.

A administração municipal de Bertioga ressaltou que, antes da viagem, é verificado se a pessoa possui vínculos familiares e sociais, e então é realizado contato com a família para um retorno responsável. Além disso, todos os indivíduos são acompanhados até o momento do embarque na estação de trem ou ônibus, com as despesas de transporte custeadas pela Prefeitura.

Compartilhar :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao Vivo :

Categorias :

Parceiros :

Ouça nossa rádio em seu celular ou tablet com Android ou no iPhone e iPads

Nos siga nas redes Sociais :

Novos Posts no Instagram :