A Polícia Ambiental resgatou 33 aves que eram mantidas em cativeiro sem autorização em uma casa no bairro Parque Meia Lua, em Jacareí, São Paulo. A ação ocorreu no último sábado (24) após uma denúncia de maus-tratos.
Ação e Descoberta
Durante a operação, os policiais encontraram diversas gaiolas na área externa da residência, contendo pássaros silvestres, domésticos e um híbrido. O proprietário, que se identificou como criador amador, alegou que os animais eram de estimação. No entanto, ele não possuía a devida autorização do órgão ambiental para manter as aves nativas e a espécie híbrida.
Multa e Consequências
O homem foi multado em R$ 18,2 mil por manter espécimes da fauna silvestre em cativeiro sem autorização e por introduzir uma espécie híbrida no Estado de São Paulo. Ao todo, foram apreendidas 32 aves nativas e uma híbrida. Além disso, ele possuía outros 14 canários que estavam sendo criados de forma regular.
Destino das Aves
As aves resgatadas foram levadas à sede da Polícia Ambiental e serão encaminhadas para um local adequado, onde receberão os cuidados necessários.
Essa operação ressalta a importância de denúncias e do cumprimento das leis ambientais para a proteção da fauna silvestre no Brasil.
Deixe um comentário