O Banco Central anunciou nesta sexta-feira (2) que os testes do PIX por aproximação começarão em novembro deste ano, com previsão de implementação para toda a população a partir de fevereiro de 2025. O cronograma do projeto piloto ainda será definido.
“A instituição publicará um ato normativo específico para dispor sobre as condições e limites para a realização da etapa de testes em produção prevista para novembro deste ano, com lançamento amplo da funcionalidade em fevereiro de 2025”, informou o Banco Central.
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Como Funcionará o PIX por Aproximação
O PIX por aproximação utilizará carteiras virtuais, similar ao funcionamento dos cartões de débito e crédito, eliminando a necessidade de abrir o aplicativo da instituição financeira para realizar o pagamento. Ao acionar a carteira virtual e aproximar o celular do aparelho de cobrança, o valor será automaticamente debitado da conta corrente.
Para utilizar essa modalidade, os clientes bancários precisarão se cadastrar no “open finance”, uma ferramenta que permite o compartilhamento de dados bancários e históricos de transações com bancos e fintechs.
Testes e Implementação
A obrigatoriedade de participação nos testes, a partir de novembro, será imposta a 99% das instituições de “iniciação de pagamentos” inseridas no “open finance”. O cronograma do projeto piloto ainda será definido.
Além do PIX por aproximação, as novas regras permitirão que os clientes realizem pagamentos pelo sistema diretamente em e-commerces, sem precisar sair do ambiente de compras online.
Como Habilitar
Segundo Janaína Pimenta Attie, chefe de subunidade do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor), os clientes terão acesso aos novos recursos após fazerem um cadastro em uma instituição participante do Open Finance e liberarem as funções nas carteiras digitais. O primeiro passo, iniciado em julho, detalhou as responsabilidades de cada instituição participante, a obrigação de participação e o fluxo de segurança do novo processo de pagamento.
“O que precisa ser testado é esse novo modelo, justamente para garantir uma experiência fluida para os clientes quando for lançado em fevereiro”, afirmou Janaína Pimenta Attie.
O Banco Central está focado em criar novos protocolos de comunicação entre as instituições para garantir maior segurança nos processos, especialmente na identificação dos clientes.
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