O Vaticano divulgou, na tarde desta quinta-feira (20), um boletim médico informando que o estado de saúde do Papa Francisco, de 88 anos, está apresentando uma leve melhora. O pontífice permanece internado no hospital Gemelli, em Roma, desde o dia 14 de fevereiro, onde está sendo tratado para uma pneumonia bilateral.
De acordo com o comunicado, o Papa Francisco não está mais com febre e seus parâmetros hemodinâmicos continuam estáveis. “As condições clínicas do Santo Padre melhoraram ligeiramente. Ele está sem febre, e os parâmetros hemodinâmicos continuam estáveis. Esta manhã, recebeu a Eucaristia e, em seguida, dedicou-se às atividades laborais”, detalha o boletim.
O Vaticano também informou que, na manhã de hoje, Francisco estava alerta, se alimentando normalmente e passou uma noite tranquila. O pontífice se levantou da cama para tomar café da manhã em uma poltrona, conforme indicado pela Santa Sé.
Entenda o quadro de pneumonia bilateral
O Papa Francisco foi internado inicialmente devido a uma bronquite na sexta-feira, 14 de fevereiro. No dia 18, a Santa Sé anunciou que ele foi diagnosticado com pneumonia bilateral. Na quarta-feira, novos exames de sangue mostraram uma leve melhora em seu quadro de saúde, especialmente nos indicadores de inflamação. Também nesse dia, o Papa recebeu a visita da primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, que o encontrou alerta, responsivo e de bom humor.
O Papa segue realizando atividades laborais, como leitura de jornais, e está mantendo-se informado. Ele também consegue se movimentar dentro de seu quarto, atender telefonemas e continuar com algumas atividades administrativas.
Nos últimos anos, o pontífice tem enfrentado problemas de saúde, como episódios recorrentes de gripe, dor ciática e uma hérnia abdominal, que exigiu cirurgia em 2023. Quando jovem, Francisco também desenvolveu pleurisia, que causou dor no peito e dificuldade para respirar, levando à remoção parcial de um de seus pulmões.
Conforme o Vaticano, todos os compromissos públicos do Papa foram cancelados durante este período de recuperação.
Deixe um comentário