Duas obras significativas de ligação entre São José dos Campos e Jacareí estão em andamento, com previsão de conclusão ainda em 2024. As iniciativas visam melhorar a mobilidade entre os municípios.
Em entrevista ao Jornal CBN Vale 1ª Edição nesta segunda-feira (30), o Secretário de Mobilidade Urbana de Jacareí, Edinho Guedes, anunciou que a conexão entre a Avenida Engenheiro Davi Monteiro Lino, em Jacareí, e a Via Oeste, em São José dos Campos, deve ser finalizada em outubro. Restam apenas 200 metros de asfalto para completar a ligação, que depende da finalização da canalização do Rio Comprido, que está em sua fase final.

Marginais da Via Dutra entre Jacareí e São José
O projeto envolve o prolongamento da Avenida Davi Lino até a Via Oeste, passando por trás da UNIP, com um investimento de R$ 3.217.900,00, oriundos do CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina). Além disso, a Prefeitura de Jacareí está em diálogo com a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) para criar uma linha intermunicipal para o novo trecho, que também contará com ciclovias, promovendo a locomoção de bicicletas.
Outra obra aguardada é a construção de novas marginais na Rodovia Presidente Dutra, iniciada pela Concessionária CCR RioSP. As obras estão em andamento em ambos os sentidos da rodovia, com o objetivo de aumentar a capacidade de tráfego. Edinho Guedes revelou que o cronograma está adiantado, e há expectativa de liberar o trânsito nas marginais na saída de Jacareí ainda este ano. As obras nos trechos entre os quilômetros 158 e 154, e entre 151 e 154, devem ser concluídas até fevereiro do próximo ano, podendo ocorrer antecipações que aliviarão o trânsito.

O investimento total na construção das novas marginais é de R$ 650 milhões, e as obras estão gerando cerca de mil empregos diretos e indiretos. Enquanto as novas marginais não são inauguradas, uma “agulha de acesso” provisória foi criada na Avenida Getúlio Vargas para facilitar o acesso à Via Dutra em direção a São José dos Campos.
Deixe um comentário