Mais de 3 mil detentos retornam aos presídios do Vale do Paraíba após saída temporária

Mais de 3 mil detentos retornam aos presídios do Vale do Paraíba após saída temporária

Mais de 3.200 presos do regime semiaberto da região do Vale do Paraíba devem retornar aos presídios nesta segunda-feira (17), após a primeira saída temporária do ano. O benefício foi concedido a detentos que atendem aos critérios da Lei de Execuções Penais, como bom comportamento e cumprimento de parte da pena.

Entre os beneficiados está Lindemberg Alves, condenado pelo assassinato de Eloá Pimentel em 2008. O ex-jogador Robinho, condenado por estupro, não teve direito ao benefício, pois está no regime fechado.

O Centro de Progressão Penitenciária (CPP) Dr. Edgard Magalhães Noronha, conhecido como Pemano, em Tremembé, concentra o maior número de detentos com direito à saída, cerca de 2.200 presos. O CDP de Taubaté é a única unidade da região sem detentos aptos à medida.

Regras da Saída Temporária

O objetivo da saída temporária é promover a ressocialização dos detentos e a manutenção do vínculo com a sociedade. No Estado de São Paulo, são previstas quatro saídas anuais: março, junho, setembro e dezembro, sempre a partir da terça-feira da terceira semana do mês, às 6h, e terminando na segunda-feira seguinte, às 18h.

Para ter direito à saída, o detento deve:

  • Cumprir 1/6 da pena (se for réu primário) ou 1/4 (se for reincidente);
  • Apresentar bom comportamento na unidade prisional;
  • Não ter cometido faltas disciplinares graves recentemente.

Caso o preso cometa infrações, ele precisa passar por um período de reabilitação de conduta de até 60 dias antes de poder solicitar a saída novamente.

Compartilhar :
Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao Vivo :

Categorias :

Parceiros :

Ouça nossa rádio em seu celular ou tablet com Android ou no iPhone e iPads

Nos siga nas redes Sociais :

Novos Posts no Instagram :