Um incêndio de grandes proporções atingiu a Serra da Bocaina, na cidade de Bananal, e já destruiu uma área equivalente a 330 campos de futebol, conforme divulgado pela Defesa Civil de São Paulo nesta terça-feira (10). O fogo, que começou no domingo (8), ainda está fora de controle, e brigadistas estão trabalhando para contê-lo.
Essa não é a primeira vez que a região enfrenta um incêndio de grandes dimensões. No final de agosto, um outro incêndio na mesma área devastou cerca de 475 campos de futebol. Além de Bananal, outras cidades da região, como Cunha, Campos do Jordão e São Bento do Sapucaí, também registraram focos de incêndio recentemente, mas as queimadas nessas áreas foram controladas pela Defesa Civil.
Em resposta à destruição e aos danos à fauna, o governo estadual organizou uma rede de centros de reabilitação para animais silvestres afetados pelos incêndios. Quatro desses centros estão no Vale do Paraíba, oferecendo tratamento para animais resgatados. Até o momento, 47 animais já foram atendidos, dos quais 31 estão em recuperação e 16 não resistiram.
Os centros de reabilitação no Vale do Paraíba são:
- São José dos Campos: UNIVAP – Avenida Shishima Hifumi, 2911 (Urbanova)
- Lorena: IBAMA – Rua Hermenegildo Antonio Aquino, s/n
- São Sebastião: Base Estabilização Argonauta – Av. Vereador Antônio Borges, 1905 (Praia Grande)
- Ubatuba: Instituto Argonauta e Projeto Tamar
Além disso, a Defesa Civil alertou sobre medidas preventivas, como evitar acender fogo em áreas secas e não jogar bitucas de cigarro em rodovias, para minimizar o risco de novas queimadas.
Deixe um comentário