Em entrevista , Fabio Rua, vice-presidente da General Motors Brasil, compartilhou detalhes sobre o mais recente lançamento da marca no Brasil: o Spark EUV, um modelo 100% elétrico que promete entrar no mercado com preço mais competitivo do que o Bolt, que custa R$ 279 mil. Rua ressaltou que o Spark EUV será um concorrente direto de outros carros elétricos de desempenho semelhante.
Atualmente, o Spark EUV possui 102 cv em outros mercados, o que coloca o modelo em concorrência com o BYD Dolphin de entrada (R$ 159.800 e 95 cv) e o GWM Ora 03 Skin (R$ 159.000 e 171 cv). Outros possíveis rivais incluem:
- BYD Dolphin: R$ 159.800
- BYD Dolphin Plus: R$ 184.800
- BYD Yuan Pro: R$ 182.800
- GWM Ora 03 Skin: R$ 159.000
- GWM Ora 03 GT: R$ 187.000
- Neta Aya: R$ 128.900
- Neta X: R$ 204.900
O objetivo da Chevrolet com este modelo é não repetir o destino do Bolt, que enfrentou dificuldades de vendas, e competir diretamente no segmento de carros elétricos dominado por marcas chinesas. A BYD, por exemplo, lidera o mercado com 64,21% das vendas em 2024, seguida pela GWM, com 11,04%, e pela Volvo, com 9,65%. A Chevrolet ocupa a décima posição, com apenas 0,76% do mercado de carros elétricos no Brasil, de acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Durante a entrevista, Fabio Rua também abordou outros tópicos importantes para o futuro da marca no Brasil. O executivo confirmou que a Chevrolet lançará até cinco novos modelos em 2025 e tem planos para introduzir 10 veículos eletrificados até 2030, que vão desde híbridos leves até modelos 100% elétricos.
Rua também destacou a entrada da marca no mercado de SUVs de entrada, afirmando que a Chevrolet lançará um modelo inédito para competir com o VW Tera e o Fiat Pulse. Além disso, ele afirmou que o Onix passará por uma atualização, reforçando o compromisso da marca com o sucesso do modelo no Brasil.
Em relação à produção, Rua garantiu que a fábrica de Gravataí, no Rio Grande do Sul, não passará por paralisações, mas terá sua produção ajustada para atender à demanda. Ele também ressaltou a importância de reavaliar a competitividade dos carros chineses no Brasil, especialmente em relação a custos de produção e impostos.
Por fim, Rua afirmou que, embora o cenário econômico atual seja desafiador, ele acredita que 2025 será um ano menos nebuloso para a indústria automobilística, com perspectivas mais otimistas.
A entrevista completa está disponível no vídeo abaixo, e os destaques da conversa incluem a confirmação do SUV subcompacto inédito, a atualização do Onix, os planos para a produção de carros eletrificados e os desafios impostos pela concorrência chinesa no mercado brasileiro.
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