O Governo do Estado de São Paulo prorrogou o fechamento de diversos parques e unidades de conservação ambiental no Vale do Paraíba e região até o dia 29 de setembro, devido ao alto risco de incêndios florestais. A medida, anunciada nesta quarta-feira (11), foi adotada para garantir a segurança de visitantes e preservar as áreas ambientais diante das condições climáticas desfavoráveis, como a seca e o calor intenso.
O único parque que permanece parcialmente aberto é o Parque Estadual de Campos do Jordão, com restrições de acesso e operações controladas conforme o risco. A decisão inicial de fechamento dos parques foi tomada no dia 31 de agosto e agora, com a prorrogação, as unidades totalizarão pelo menos um mês sem receber visitantes.
Além disso, o governo informou que equipes continuam realizando o monitoramento territorial e o combate a incêndios, com 120 horas de voo de monitoramento e 300 horas de combate aéreo contratadas até o momento.
Parques e Unidades Fechados:
- Estação Ecológica Bananal
- Monumento Natural Mantiqueira (Cruzeiro e Piquete)
- Monumento Natural Pedra do Baú
- Monumento Natural Pedra Grande (Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Nazaré Paulista)
- Parque Estadual de Campos do Jordão (trilhas fechadas)
- Parque Estadual Itapetinga (entrada por Atibaia)
- Parque Estadual Mananciais de Campos do Jordão
- Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Cunha
- Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Santa Virgínia (São Luiz do Paraitinga, Natividade da Serra e Ubatuba)
As autoridades pedem que a população evite ações que possam aumentar o risco de incêndios, como acender fogo em áreas de vegetação e jogar bitucas de cigarro nas rodovias.
Deixe um comentário