Exército Brasileiro realiza grande simulação militar no Vale do Paraíba

Exército Brasileiro realiza grande simulação militar no Vale do Paraíba

O Exército Brasileiro iniciou nesta segunda-feira (25) a “Operação Perseu”, considerada o maior exercício militar do ano, que está sendo realizado no Vale do Paraíba. A simulação conta com a participação de cerca de 8 mil militares, helicópteros, veículos blindados e outros equipamentos militares, e tem como objetivo principal adestrar as tropas e garantir a prontidão operacional para missões de defesa e cooperação.

A operação, que segue até o dia 4 de dezembro, é coordenada pelo Comando de Aviação do Exército (CAvEx), localizado em Taubaté, e abrange também outras seis cidades da região: Pindamonhangaba, Lorena, Cachoeira Paulista, Cruzeiro, Silveiras e Areias. O exercício será encerrado em Itatiaia e Resende, no estado do Rio de Janeiro.

De acordo com o CAvEx, a “Operação Perseu” simula cenários próximos à realidade do combate, com foco na formação das Forças de Prontidão Operacional (Forpron), que são responsáveis por missões de defesa do país e de cooperação com outras forças. O exercício envolve 51 veículos blindados, 433 viaturas não blindadas, 25 aeronaves e 7.752 militares de diversas unidades do Comando Militar do Sudeste (CMSE), com a participação de forças de todo o Brasil.

Programação do Exercício no Vale do Paraíba:

  • Segunda-feira (25): A operação começou em Taubaté, onde os militares, equipamentos e viaturas foram reunidos para a avaliação do preparo das tropas pelo Comandante Militar do Sudeste.
  • Quarta-feira (27): Em Cruzeiro, tropas aeromóveis realizaram ações como reconhecimento, segurança, infiltração e exfiltração em território inimigo.
  • Quinta-feira (28): Em Lorena, o foco será o combate em obstáculos aquáticos, com o uso de veículos blindados e equipamentos de engenharia no rio Paraíba do Sul.
  • Sexta-feira (29) a Domingo (1): Silveiras e Areias serão palco de simulações em ambientes urbanos, com técnicas e procedimentos de combate em cenários de cidades.

Após a fase no Vale do Paraíba, a “Operação Perseu” segue para o Rio de Janeiro, onde será concluída. A ação tem como objetivo aprimorar a capacidade de resposta e a integração das tropas brasileiras em diferentes cenários de combate, testando a eficácia e a coordenação entre os diversos ramos das Forças Armadas.

Compartilhar :
Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao Vivo :

Categorias :

Parceiros :

Ouça nossa rádio em seu celular ou tablet com Android ou no iPhone e iPads

Nos siga nas redes Sociais :

Novos Posts no Instagram :