Acordo de cessar-fogo pode estar imminente em Gaza, dizem negociadores

Acordo de cessar-fogo pode estar imminente em Gaza, dizem negociadores

Negociadores de Israel e Hamas devem se reunir novamente no Catar nesta terça-feira (14/1) para tentar concluir um acordo de cessar-fogo e a libertação de reféns após mais de 15 meses de conflito na Faixa de Gaza. Durante o confronto, mais de 46.500 palestinos perderam a vida, e o conflito teve início após um ataque do Hamas ao sul de Israel em 7 de outubro de 2023.

A presença das delegações de Israel e do Hamas no mesmo local, realizando conversas indiretas pela primeira vez durante a guerra, trouxe esperanças de um possível acordo. Fontes indicam que o Hamas retirou condições para a retirada das tropas israelenses de Gaza, e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou que um acordo estava “à beira” de ser alcançado.

No entanto, o Ministério das Relações Exteriores do Catar afirmou que não haverá uma declaração formal sobre cessar-fogo ainda nesta terça-feira, embora o país tenha confirmado que os rascunhos de um possível acordo foram entregues a ambas as partes. As negociações, que já passaram por momentos críticos, têm como objetivo estabelecer uma trégua de 42 dias, com a liberação de prisioneiros e reféns e a retirada gradual das forças israelenses de algumas áreas de Gaza.

A pressão sobre o prazo aumentou com a iminente posse de Donald Trump, o que pode impactar a continuidade das negociações e a posição dos Estados Unidos como mediador.

Compartilhar :
Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao Vivo :

Categorias :

Parceiros :

Ouça nossa rádio em seu celular ou tablet com Android ou no iPhone e iPads

Nos siga nas redes Sociais :

Novos Posts no Instagram :