Mais de 200 tremores foram registrados na ilha de Santorini, na Grécia, desde o último domingo (2). A atividade sísmica tem gerado grande preocupação entre os moradores e turistas da ilha e de sua vizinha Amorgos. De acordo com dados da guarda costeira grega, cerca de 4.640 passageiros embarcaram em quatro balsas que começaram a deixar Santorini no domingo.
Além disso, a companhia aérea Aegean Airlines informou que transportou 1.294 passageiros de Santorini para Atenas em nove voos, sendo cinco deles extras. O maior tremor registrado até agora foi de magnitude 4,9, ocorrido na segunda-feira. A ilha, que recebe anualmente mais de três milhões de turistas, tem enfrentado longas filas nas agências de viagens, mas sem sinais de pânico entre a população local.
Porém, alguns moradores preferiram passar a noite ao relento, com medo de novos tremores. Um dos residentes, o guia turístico Kostas Sakavaras, descreveu a situação: “Tudo tremia. Tremia a cada três ou quatro horas ontem. Nunca tinha passado por isso antes.”
Na terça-feira (4), outro tremor de magnitude 4,9 foi registrado no Mar Egeu, a cerca de 31 km de Santorini, com epicentro a sudeste da ilha. O sismo também afetou Amorgos, uma pequena ilha com menos de 2.000 habitantes permanentes, que registrou um tremor de magnitude 4,7 cerca de 19 km a sudoeste.
Embora os cientistas alertem que a atividade sísmica pode continuar por semanas, o presidente da Organização para Planejamento e Proteção Sísmica da Grécia, Efthymios Lekkas, afirmou que um terremoto de magnitude 6 ou mais continua improvável. Como medida de precaução, todas as escolas em Santorini, Amorgos e ilhas vizinhas permanecem fechadas até sexta-feira.
Deixe um comentário