Eve, parceria da Embraer, planeja produzir ‘Carros Voadores’ a partir de 2026

Eve, parceria da Embraer, planeja produzir ‘Carros Voadores’ a partir de 2026

A Eve Air Mobility, empresa vinculada à Embraer, está se preparando para iniciar a produção de eVTOLs, conhecidos como ‘carros voadores’, com a expectativa de operação a partir de 2026. O Banco Nacional de Desenvolvimento do Brasil (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 500 milhões para a instalação da fábrica em Taubaté, no interior de São Paulo.

O anúncio do financiamento foi feito na manhã de terça-feira (15) pela Eve, que aguarda a aprovação dos eVTOLs pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A empresa já está pronta para começar a produção em série, planejando fabricar até 480 unidades por ano em quatro fases, de acordo com o crescimento do mercado.

A fábrica ocupará uma instalação já pertencente à Embraer e, uma vez em operação plena, deverá empregar cerca de mil pessoas. Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, enfatizou que a condição para o financiamento foi a instalação da fábrica no Brasil, destacando a importância de gerar empregos de qualidade na região.

Em 2022, já havia sido aprovada uma linha de crédito de R$ 490 milhões para apoiar o desenvolvimento do eVTOL da Eve. O novo financiamento focará na estruturação da fábrica e foi estabelecido através de subcréditos nacionais e internacionais, com um prazo de quitação de 16 anos. Esse apoio do BNDES visa fortalecer a mobilidade aérea urbana e a descarbonização na aviação.

Encomendas e Tecnologia dos eVTOLs

Com quase 3 mil encomendas de 30 clientes em 13 países, os eVTOLs da Eve representam um potencial de receita de US$ 14,5 bilhões. Johann Bordais, CEO da Eve, afirmou que a missão da empresa é reimaginar a mobilidade aérea urbana, entregando um veículo que possibilite novas conexões.

O modelo de carro voador proposto possui asas fixas, oito motores e um motor traseiro para impulsão. Com capacidade para um piloto e quatro passageiros, o eVTOL da Eve tem autonomia de 100 quilômetros, permitindo reduzir viagens intraurbanas de uma hora para apenas 15 minutos.

Funcionalidade e Acessibilidade

Os ‘carros voadores’ se assemelham a helicópteros, mas são projetados para distâncias curtas, operando principalmente dentro de cidades ou entre localidades próximas. Com um motor elétrico, prometem menor custo operacional e emissão de ruído, além de zero emissão de CO2. Por enquanto, a Anac ainda não possui um regulamento específico para esses veículos, mas os eVTOLs seguirão os requisitos dos Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil (RBAC).

As viagens com os eVTOLs terão um alcance máximo de 100 quilômetros, com a proposta de tornar os voos urbanos mais acessíveis. A expectativa é que o custo das viagens seja semelhante ao de um carro por aplicativo, com um preço a partir de R$ 99 para um trajeto entre a Barra da Tijuca e o aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.

Mercado e Expansão

Os clientes da Eve incluem operadores de helicópteros, companhias aéreas e plataformas de voos compartilhados, com até 2.900 eVTOLs já encomendados. O foco inicial é atender o mercado de transporte, sem planos para uso privado.

Os eVTOLs estão programados para operar em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Francisco, nos EUA, além de clientes na Noruega, Austrália, Quênia, Dubai e Reino Unido. A proposta é democratizar o acesso aos voos urbanos, integrando esses veículos à mobilidade urbana de forma semelhante aos serviços de transporte por aplicativo.

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