A dez dias da abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, a RFI reúne dez curiosidades sobre o maior evento esportivo do planeta, que começa no dia 26 de julho na capital francesa. Nina Metayer, uma confeiteira francesa, participou do revezamento da tocha olímpica na avenida Champs-Élysées.
- Origem dos Jogos Olímpicos: Os Jogos Olímpicos tiveram origem em Olímpia, na Grécia, por volta de 776 a.C. As competições eram realizadas a cada quatro anos, e o intervalo entre elas foi chamado de “Olimpíada”. Em 393 d.C., o imperador romano Teodoro I proibiu os Jogos por motivos religiosos. Em 1894, o barão francês Pierre de Coubertin reviveu os Jogos, fundando o Comitê Olímpico Internacional (COI), que organizou os primeiros Jogos da era moderna em 1896, em Atenas.
- Língua Oficial dos Jogos: A Carta Olímpica estabelece o francês como a língua oficial dos Jogos, em homenagem a Pierre de Coubertin. Posteriormente, o inglês e a língua oficial do país anfitrião foram adicionados.
- Anéis Olímpicos: Concebidos a partir de um desenho original de Pierre de Coubertin, os anéis olímpicos representam globalmente o movimento olímpico. O uso do símbolo é restrito e só pode ser feito com consentimento por escrito do COI.
- Revezamento da Tocha Olímpica: Símbolo de paz e fraternidade, a chama olímpica surgiu nos Jogos de Amsterdã, em 1928, e o revezamento da tocha foi criado nos Jogos de Berlim, em 1936.
- Primeiros Jogos Paritários: Os Jogos de Paris 2024 serão os primeiros a contar com o mesmo número de atletas homens e mulheres.
- Novas Modalidades: Quatro novas modalidades foram incluídas nos Jogos de Paris 2024: breaking, escalada, skate e surf. Desde 2014, o COI incentiva os países anfitriões a propor novos esportes.
- Maior Atleta Olímpico: O nadador americano Michael Phelps é o atleta mais bem-sucedido da história dos Jogos Olímpicos, com um total de 28 medalhas, incluindo 23 de ouro. Ele encerrou sua carreira nos Jogos Rio 2016, com seis medalhas (cinco de ouro e uma de prata).
- País com Mais Medalhas: Com 28 participações, os Estados Unidos dominam a premiação olímpica, com um total de 2.635 medalhas, incluindo 1.061 de ouro.
- Menor País Medalhista: Graças à medalha de bronze de Alessandra Perilli no tiro, nas Olimpíadas de Tóquio 2021, San Marino, com 34 mil habitantes, tornou-se o menor país medalhista olímpico da história.
- Mais Jovem Medalhista Olímpica: Sky Brown, nascida em 7 de julho de 2008, é uma skatista anglo-japonesa que compete pela Grã-Bretanha. Ela ganhou a medalha de bronze nas Olimpíadas de Tóquio 2021, tornando-se a mais jovem medalhista olímpica da história.
Dez Curiosidades sobre os Jogos Olímpicos de Paris 2024
Deixe um comentário