Uma pesquisa da Quaest, realizada entre os dias 27 e 31 de março, aponta que a imagem do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é negativa para 43% dos brasileiros. Apenas 22% dos entrevistados disseram ter uma percepção positiva sobre o líder americano.
O levantamento ocorreu pouco antes do chamado “Dia da Libertação”, data em que Trump anunciou tarifas comerciais mais rígidas contra quase todos os países do mundo, o que gerou forte repercussão internacional.
Imagem dos EUA também se desgasta
A pesquisa revela ainda uma mudança significativa na forma como os brasileiros veem os Estados Unidos. Atualmente, 44% têm uma imagem favorável do país, contra 41% que o veem de forma negativa — um empate técnico, que mostra uma piora no sentimento geral.
Em comparação, na rodada anterior da pesquisa, feita em março de 2024, antes do retorno de Trump à presidência, 58% tinham uma imagem positiva dos EUA e apenas 24% avaliavam negativamente.
Veja os números da pesquisa
Opinião sobre Donald Trump
- Positiva: 22%
- Regular: 23%
- Negativa: 43%
- Não sabem ou não responderam: 12%
Opinião sobre os Estados Unidos
- Favorável: 44%
- Desfavorável: 41%
- Não sabem ou não responderam: 15%
Brasileiros preferem diplomacia a retaliação
O levantamento também perguntou aos entrevistados como o governo brasileiro deveria reagir às novas tarifas de importação impostas por Trump. A maioria defende uma resposta diplomática:
- 53% acham que o Brasil deve tentar reverter a situação por meio do diálogo;
- 33% defendem a retaliação com tarifas sobre produtos americanos;
- 14% não souberam ou preferiram não responder.
A repercussão das novas medidas comerciais de Trump gerou preocupação entre especialistas e virou meme nas redes sociais. A pesquisa ouviu 2.004 pessoas em todas as regiões do Brasil e tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Deixe um comentário